Saúde Mental, Psiquiatria e Psicanálise: Prof. Dr. Mario Rodrigues Louzã Neto, Saude mental

Certificado obtido pelo site

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON

Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.

:: Glossário :: Ansiedade

Ansiedade é um sentimento humano normal, imprescindível para a vida cotidiana. Até uma certa intensidade ela é util pois permite que a pessoa possa levar adiante seus projetos e anseios, impulsionando-a para a frente. Ela se torna uma doença quando sua intensidade é tal que começa a prejudicar o desempenho da pessoa em suas atividades.

A ansiedade se caracteriza por manifestações psíquicas (subjetivas) e físicas (objetivas). As manifestações psíquicas são difíceis de descrever e variam de pessoa para pessoa. Ela se sente inquieta "por dentro", apreensiva em relação a algo vago, com desconforto, desprazer, nervosismo, irritação, dificuldade de concentração. As manifestações físicas incluem inquietação motora, falta de ar, boca seca, sudorese, mal estar abdominal, aperto no coração, tensão muscular, dores, dificuldade para engolir.

A ansiedade pode se manifestar de modo constante ou crises abruptas. As crises abruptas podem estar relacionadas a alguma situação específica ou ocorrerem de modo espontâneo. Freqüentemente a ansiedade está associada à depressão.

Os principais transtornos ansiosos são:

1. Ansiedade generalizada
2. Transtorno de pânico
3. Fobias
4. Transtorno obsessivo compulsivo

Última Atualização: setembro/2010

 

 

voltar


Saúde Mental, Psiquiatria e Psicanálise

 

Saúde Mental, Psiquiatria e Psicanálise: Prof. Dr. Mario Rodrigues Louzã Neto, Saude mental